Conhecido primeiramente como coautor e arranjador de alguns dos maiores sucessos do Skank, o compositor, saxofonista e multi-instrumentista Chico Amaral privilegia em “Canções Brasileiras” seu talento como intérprete.
O álbum, gravado pelo Chico Amaral Quarteto, reúne versões instrumentais para sete obras de grandes compositores brasileiros, de Heitor Villa-Lobos a Caetano Veloso, Milton Nascimento e Edu Lobo. “Canções Brasileiras” será disponibilizado inicialmente nas plataformas musicais. O show de lançamento acontece no dia 10 de maio, no Clube de Jazz do Café com Letras (Rua Antônio de Albuquerque, 40 – Funcionários), a partir das 21 horas.
Quarto álbum da carreira de Chico Amaral, “Canções Brasileiras” é um trabalho essencialmente intimista, reflexivo, em consonância com os temas selecionados (“Tarde”, de Milton e Márcio Borges, “Esse Cara”, de Caetano Veloso, “Pra Dizer Adeus”, de Edu Lobo e Torquato Neto e “Medo de Amar”, de Vinicius de Morais), mas também expressivo e vibrante ao adaptar os sambas “Doralice” (Dorival Caymmi) e “Eu Vim da Bahia” (Gilberto Gil). Por sua vez, “Bachianas” (nº 5, de Villa-Lobos) ganha uma impecável versão recheada com ingredientes jazzísticos.
Segundo o músico, a escolha dos temas para compor “Canções Brasileiras” aconteceu de forma espontânea e natural. “São canções que eu venho tocando há algum tempo, em shows e apresentações especiais. São músicas com as quais me identifico, tenho total familiaridade”, justifica.
O músico faz questão de frisar que “Canções Brasileiras” é um trabalho coletivo, um álbum inteiramente realizado pelo Quarteto Chico Amaral, que reúne o pianista Christiano Caldas, o baixista Enéias Xavier e o baterista Lincoln Cheib, além de Chico ao saxofone e na concepção dos arranjos. Enéias e Lincoln são parceiros de longa data de Chico Amaral, constantes, inclusive, nos três álbuns anteriores do saxofonista, “Singular” (2007), “Província” (2012) e “Plural” (2017). Christiano Caldas faz sua estreia no quarteto. “Depois de muitos anos tocando com guitarristas, queria trabalhar com um pianista. O Christiano surgiu no momento exato: ele é produtor e arranjador meticuloso, além de pianista de grande talento”, afirma.
“Canções Brasileiras” – álbum de Chico Amaral Quarteto.
Show de lançamento: dia 10 de maio – 21 horas
Clube de Jazz do Café com Letras (Rua Antônio de Albuquerque, 40 – Funcionários – reservas: 98872-4989)
Ingressos: www.sympla.com.br
Disponível em todas as plataformas digitais no dia 10 de maio.
Acesse: https://bfan.link/Chico-Amaral-cancoes-brasileiras
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=aTG6evtDgBQ