Poemas de Gonçalves Dias - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Poemas de Gonçalves Dias

12 março as 19:00 20:00

A primeira sessão da temporada 2024 do Letra em Cena será sobre a poesia de Gonçalves Dias (1823-1864), com o professor da faculdade de Letras da UFMG Sérgio Alcides, no dia 12 de março, terça-feira, às 19h, no Café Cultural do Centro Cultural Unimed-BH Minas.

A declamação de poemas de Gonçalves Dias será feita pelo ator Odilon Esteves. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Sympla.

“Gonçalves Dias foi um dos grandes poetas do século XIX. No Brasil, foi um dos nomes mais importantes do movimento romântico, que aqui surgiu tardiamente”, diz Sérgio Alcides. Sua obra é grande em volume e qualidade. Mesmo tendo vivido apenas 41 anos, Gonçalves Dias deixou poemas que são clássicos da literatura nacional. “A obra do poeta é extensa. Talvez a parte mais importante para nós, hoje, seja o conjunto das “Poesias americanas”, que reúne poemas ligados a temas brasileiros e ameríndios.

Os poemas chamados na escola de “indianistas” pertencem a essa série. Muitos deles, como “I-Juca Pirama”, “O canto do Piaga”, “Leito de folhas verdes”, “Marabá” e “O canto do guerreiro” são obras-primas da poesia oitocentista, assim como a famosa “Canção do exílio””, observa Alcides.

Sérgio Alcides – Foto: Pedro Freitas

Antônio Gonçalves Dias estudou na universidade de Coimbra, o que contribuiu para sua formação como poeta. “A estadia em Portugal teve importância para ele porque lá teve acesso a uma universidade (numa época em que não havia universidades no Brasil)”, explica Alcides. O poema “Canção do exílio”, foi escrito em 1943 e publicado em 1846, período em que o poeta estava em Coimbra. “O “exílio”, no caso, é só uma noção, a noção de estar desterrado, longe da terra natal”, diz o palestrante.

Sobre o Letra em Cena

O Letra em Cena, um dos projetos mais profícuos da Cultura do Minas, entra na sua oitava temporada, e é uma celebração à língua portuguesa no que tange a homenagem aos poetas e escritores, brasileiros ou não. O evento conta com sessões no Café Cultural e no Teatro. “O Letra em Cena é um projeto não acadêmico, gratuito, focado na valorização da obra de autores de língua portuguesa. Mas seu sucesso se deve especialmente à forma como isso se concretiza”, explicou o curador.

Serviço:
Letra em Cena – Gonçalves Dias
Palestrante: Sérgio Alcides, professor da faculdade de Letras da UFMG
Leitura de textos: Odilon Esteves
Data: 12 de março, terça-feira
Horário: 19h
Local: Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Classificação: livre
Inscrições: Gratuitas no site da Sympla.

Livre

Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube

Rua da Bahia 2.244 – Lourdes
Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil
+ Google Map

Anúncios